Carolyn Davidson e sua influência

Hey! Voltei com uma curiosidade sobre minha influência para escrever um romance ambientado nos Estados Unidos.

seductionofshaydevereaux

Em algum lugar aqui do site eu já comentei que o período em que mais me sinto confortável para escrever é entre 1790 e 1830. Antes da época vitoriana. E o país que eu mais exploro é a Inglaterra. Eu obviamente amo escrever sobre eles. Só que há uns 5 anos eu fiquei numa vibe de ler livros apenas sobre os Estados Unidos. Um pouco influenciada por uns comentários do namorado que é americano e vivia dizendo para eu “viajar” um pouco da Inglaterra. Eu já havia lido alguns livros sobre. E é verdade, eu acho os Estados Unidos tão interessante. É o lugar para onde mais viajei, mas o ignorava completamente na hora de escrever os históricos.

A Inglaterra ainda é meu lugar preferido para ambientar os romances, mas nada me impediria de buscar uma experiência nova. Então logo comecei minha pesquisa e minhas leituras. Entre as autoras que li uma foi especial. A Carolyn Davidson e o seu jeito de escrever. Ele chega a ser carinhoso. Ela é ótima, praticamente uma expert em escrever sobre os Estados Unidos no período logo após a Guerra da Secessão até início do século XX, que ainda é minha época favorita para históricos no EUA.

Eu li várias outras escritoras, mas ela me conquistou de um jeito que marcou. E não é por nada especial, meu livro preferido dela é um romance histórico simples, real e tocante. Daquele marcado pelos detalhes, com personagens bem estruturados e dramas reais ligados a acontecimentos históricos verdadeiros, como as consequências para os donos das terras por onde os soldados passaram que é o caso da mocinha. E o mocinho que lutou na guerra e carrega traumas horríveis dessa época, como o fato de ter se perdido da família.

Enfim, influenciada pelo que li e especialmente pela Carolyn, em 2009 eu comecei a escrever meu primeiro romance americano. Era sobre uma mocinha que fugia de Nova York para não ter que casar e ia parar na Louisiana, nas terras de um fazendeiro bem amargo que foi abandonado pela esposa mercenária que fugiu com outro e o deixou sozinho para cuidar de duas filhas, uma de 2 anos e outra de 3 anos. Ela começa a tomar conta das crianças, tem uma cozinheira que é uma ex-escrava, uma senhora fuxiqueira que arranja o emprego para a mocinha e coisas típicas do local. Eu acho a história uma fofura. Mas ela está guardada. Foi com Segunda Chance Para Amar que veio logo depois que terminei meu primeiro romance americano. Esses 2 são os únicos históricos que tenho se passando nos EUA. Eu prefiro ambientar os contemporâneos lá, mas foi uma experiência que pretendo repetir!

Eu fiz mesmo esse post para mostrar o livro da Carolyn Davidson que mais me influenciou a investir num histórico nos Estados Unidos. Eu achei mais difícil escrever sobre o EUA. Não pela história em si, mas o território é vasto, belo e solitário. Nada de castelos, ex-feudos e nobres que estavam por lá desde sempre. Só natureza, o deserto e o selvagem. E há muito mais opções para você escolher onde vai se passar sua história, como vai ser, as influências locais, históricas e culturais do território. Estou até hoje babando em cima das pesquisas, mas é divertido!

20130604_071736

Essa é a minha cópia do livro da Carolyn Davidson. Bem guardado aqui na minha estante, eu li pela primeira vez em 2002. É a versão brasileira do livro acima. E como podem ver ele foi adquirido em um sebo e na época custou R$ 2,50. Pois é, você não precisa de um livro caro para ter a sua grande influência, para te emocionar, para ser guardado no seu coração e na sua memória. Independente de quanto custaram, se foram comprados numa banca, sebo ou livraria, os livros que resolvo manter e me influenciam tem valor inestimável. A versão nova na época devia custar uns R$ 9,00 reais, mas eu não cheguei a pegá-lo novo. Quando resolvi ler, só havia em sebos.

Esse livro faz parte de uma série e eu recomendo muito! Os outros livros são dos irmãos do mocinho e todos são lindos. Outro da autora que recomendo é “Faltou Dizer Eu Te Amo”. Infelizmente, a Carolyn não é muito conhecida por aqui. Mas se você pesquisar encontrará vários livros dela lançados pela Nova Cultural, na página dela no Skoob tem os títulos e as capas. A autora é uma senhorinha muito simpática que começou a escrever tarde, quando já era até avó, quase desistiu depois que três dos seus livros foram recusados pela Harlequin. Mas levantou a cabeça, pensou bem e foi em frente, porque como lhe disse uma conhecida “Bem, querida, você não vai começar mais nova”.

Se você gosta de romances históricos ambientados nos Estados Unidos, outras autoras fantásticas que recomendo são: Caroline Clemmons, Laurie Grant, Caryn Cameron, Miranda Jarret, Mary McBride e Patrícia Potter.

Bem, dá pra começar muuuuito bem com essas. Se tiver mais indicações de livros, é só comentar, o que eu não tiver lido com certeza vai entrar na minha na lista!

E se você ainda não leu Segunda Chance Para Amar, meu primeiro livro lançado e ambientado nos Estados Unidos, também recomendo! Nele você viajará de NY para o Texas. Direto do meio da elegante sociedade nova-iorquina para uma cidadezinha minúscula num condado texano e muito belo. Vista as botas e acompanhe Brice em sua aventura para o sul americano em busca de sua amada Annelise. Ele não vai desistir por nada!

Adquira o livro